A história do Metrô de Kiev, utilizado como refúgio na guerra entre Rússia e Ucrânia

Nos últimos dias o mundo tem assistido o horror da guerra com a invasão de tropas Russas na Ucrânia, e o mar de refugiados que tentam salvar suas vidas deixando para trás toda uma vida. Há também aqueles que buscam abrigo e um dos locais procurados foi o Metrô da Capital Kiev. A malha conta com 3 linhas atualmente.

A rede foi a primeira do país e o terceiro a ser construído na União Soviética (depois de Moscovo e São Petersburgo). Transporta diariamente cerca de 1,38 milhões de passageiros. Atualmente o sistema da capital ucraniana tem 52 estações. Conta com a estação mais profunda do mundo, a Arsenalna com 105,5 metro de profundidade.

O que determina a profundidade dos pontos de embarque é a geografia de Kiev, onde a margem alta do rio mais importante é acima do resto da cidade.

Curiosamente a construção de meio de transporte foi afetada por conflitos do passado. O planeamento do sistema de metropolitano teve início em 1916, quando um empresário russo-americano tentou angariar fundos para financiar uma possível rede de metro. A Guerra Civil Russa adiaram o plano, e em 1936, dois anos após a passagem da capital da República Socialista Soviética da Ucrânia de Carcóvia para Quieve, foi proposta novamente a criação do metro; em 1938 a ideia foi novamente adiada devido à preparação para a Segunda Guerra Mundial, que se tornou uma prioridade no investimento de capital.

Quieve adiou mais vezes a construção após a destruição da guerra e apenas em 1949 as obras enfim foram iniciadas, sendo concluídas em 1960 em seu primeiro trecho, com 5,2 km de comprimento entre as estações de Vokzalna e Dnipro.

As estações seguindo todos os sistemas de metrô da ex-União Soviética, são conhecidas por suas decorações vivas e coloridas. As paradas originais do primeiro estágio são bastante decoradas, mostrando o período pós-guerra, a arquitetura stalinista combinada com motivos tradicionais ucranianos.

Mas algumas das paradas mais antigas passaram por atualizações de iluminação e renovação de alguns materiais decorativos. Após a declaração da independência da Ucrânia na sequência da dissolução da União Soviética em 1991, alguns dos símbolos soviéticos foram adaptados aos tempos modernos ou totalmente removidos, alterando a composição arquitetônica dessas estações. Todos esses símbolos soviéticos foram removidos devido às leis de descomunização de 2015.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.