A Linha 9-Esmerada, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, deve ganhar três novas estações nos próximos anos, sendo elas João Dias, Mendes-Vila Natal e Varginha.
Há no entanto uma disparidade na evolução entre o ponto de embarque está sendo erguido na Marginal Pinheiros e o futuro terminal da ferrovia, no extremo sul de São Paulo. João Dias já ultrapassou os 55% de conclusão, enquanto Varginha parece ter poucos trabalhadores.
O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve nos canteiros de obras, e nas imagens compartilhadas em seu Instagram é notável a diferença entre as duas construções.
A estação João Dias já conta com boa parte de sua estrutura metálica instalada, e a plataforma de embarque já tomaram forma:
Enquanto isso, Varginha, nas imagens compartilhadas, aparentemente com poucos trabalhadores. O titular da pasta disse na publicação que segue “acompanhando e cobrando para que as obras acontecem com a agilidade necessária”:
As duas estações são prometidas para serem entregues no ano de 2022. João Dias estão sendo tocada pela iniciativa privada, por uma intervenção de compensação de um empreendimento imobiliário na região. Já Varginha, assim como mendes Vila-Natal, teve seu processo de construção iniciado em 2013, mas que enfrentou uma série de atrasos, inclusive por falta de verba.