Baldy diz que Linha 22 do Metrô terá projeto “replanejado”

O projeto da Linha 22-Bordô do Metrô voltou a ser alvo de questionamento por parte de usuários nas redes sociais. Um internauta questionou o secretário Alexandre Baldy, sobre a chegada do meio de transporte nas regiões de Embu das Artes e Taboão da Serra. “Secretario quando teremos trens e metrô na região de Embu e Taboão?”, perguntou o usuário.

Já o ex-ministro citou como resposta a Linha 22. “Lucas, em nossa gestão priorizamos concluir o que estava inacabado e retomar o que estava paralisado. Esse projeto (Linha 22) será replanejado pelo Governo de SP“, disse Baldy.

Projeto

O projeto da Linha 22-Bordô do Metrô consistia em uma ligação entre uma futura estação chamada de Rebouças na avenida de mesmo nome, até a cidade de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo. O eixo metroviário é bastante aguardado pelos moradores que moram em residências às margens da Rodovia Raposo Tavares, via que servirá como direção para o eventual novo ramal.

Mas, a linha 22 não vem aparecendo nos mapas que mostram a rede futura. O Relatório Integrado de 2020, que contem o esboço mais atual dos futuros projetos, deixou de mostrar futuras ligações já conhecidas em outros documentos, o que indica que os futuros eixos de transportes podem ter sido descartados, terão alguma tipo de alteração, ou então, serão apresentadas em outro momento, após a conclusão desta malha metroviária dos sonhos.

Replanejamento

A fala de Baldy não é necessariamente uma novidade. Em outubro de 2020, o presidente do metrô, Silvani Pereira, já tinha afirmado que a Linha 22 “será objeto de replanejamento futuro do Governo do Estado”.

Em abril de 2020, o Via Trolebus já havia revelado que a ligação não é mais considerada como prioritária pela administração estadual, ainda que continua no planejamento da rede futura de transporte.

“O trecho entre as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) da Linha 17-Ouro, assim como a Linha 22, continuam no planejamento da rede futura de transporte. O mapa divulgado no Relatório Integrado 2019 apresenta as linhas consideradas prioritárias, segundo o plano plurianual de investimentos do Metrô” – diz nota do Metrô ao site.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.