Dados do governo estadual apontam que o isolamento social no estado de São Paulo ficou em 43% nesta terça-feira, 16 de março de 2021, terceiro dia da chamada fase emergencial do Plano São Paulo, com restrições mais duras que a fase vermelha.
A taxa é menor que registrado na terça, quando foi registrado 44%. O índice era praticamente o mesmo da semana passada, onde oscilou entre 42 e 43%. O percentual mínimo recomendado pela autoridades sanitárias é de pelo menos 50%.
De acordo ainda com o governo estadual, a fase emergencial da quarentena, que teve início nesta segunda, tem como objetivo reduzir a circulação de cerca de 4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. A região concentra 46% dos habitantes do Estado de São Paulo.
RT @VitorHu15773443 OLHA SÓ MAIS UM DIA DE “PANDEMIA” E A LINHA 7 RUBI CONTINUA CHEIA TRENS LOTADOS PESSOAS SENTADAS NO CHÃO #AlertaNacional #sp1 #sp2 #bdsp #falabrasil #balancogeral #hora1 #redetv #jornaldarecord #borasp #BandJornalismo #g1saopaulo #primeiroimpacto pic.twitter.com/pbCcqhAjAR
— 🦠😷 SP Sobre Trilhos 🚈 (@SPSobreTrilhos) March 18, 2021
Antecipação de feriados
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, informou que a cidade vive um momento de extrema gravidade por conta da pandemia. Foi registrado o primeiro caso de uma pessoa que faleceu sem conseguir sem atendida, em decorrência da covid-19. De acordo com o prefeito, são 465 pessoas aguardando leitos de UTI. A ocupação dos leitos chegou em 88%.
Covas anunciou ainda a antecipação dos feriados municipais, sendo dois deste ano, e três de 2022. O feriadão será entre o 26, sexta-feira, até o dia 4 de abril, incluindo outro feriado nacional.
Rodízio de veículos
Covas anunciou que a partir da semana que vem, o rodízio municipal de veículos será liberado no horário de pico, e terá o horário alterado. De acordo com o prefeito, o novo horário de restrição será entre 20 horas e 5 horas da manhã. Os horários entre 7h e 10h e entre 17h e 20h será liberado para automóveis com qualquer final de placa. A medida começa a valor já a partir da segunda-feira, 22 de março.
- Segunda-feira: placas com finais 1 e 2;
- Terça-feira: placas com finais 3 e 4;
- Quarta-feira: placas com finais 5 e 6;
- Quinta-feira: placas com finais 7 e 8;
- Sexta-feira: placas com finais 9 e 0;