Com a pandemia em curso, o uso do transporte passa a ser uma preocupação para todas as pessoas que precisam se desloca. Passageiros do sistema de ônibus de São Paulo têm reclamado da falta de limpeza dos coletivos nas redes sociais. Em uma rápida busca no twitter, por exemplo, é notado as queixas:
#bdsp bom dia, essas fases estipuladas pelo governo não adianta nada, se ele não faz a parte dele, isso é apenas uma guerrra política
Cadê a limpeza dos ônibus….
Cadê nossos governantes….— João Carlos (@joaocarlos1958) February 23, 2021
Pego ônibus diariamente, eu NUNCA vi uma limpeza dele nos terminais #bdsp
— Rodrigo Licos (@rodrigolicos) February 25, 2021
Ônibus sem limpeza! Terminal não tem álcool em gel. Só Deus por nós! 😭 #BDSP
— Carla Isnaia (@CarlaMoraisSan2) March 2, 2021
SPTrans diz que veículos são higienizados
Em um comunicado em seu site, a SPTrans diz que “todos os ônibus do sistema municipal de transporte coletivo público são higienizados de forma preventiva nas garagens, antes de iniciarem suas viagens.”
De acordo ainda com a gerenciadora do transporte paulistano, quando os primeiros passageiros embarcam, o veículo deve estar totalmente limpo e desinfetado. A limpeza mais pesada, realizada na madrugada, é de responsabilidade de cada empresa operadora.
A SPTrans afirma ainda que “nos terminais há equipes especializadas para reforçar a limpeza ao longo do dia, nos intervalos entre as viagens, com produtos específicos e tecnologia avançada. Esse reforço na limpeza prioriza os locais onde há contato mais frequente dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos“.