A Odebrecht, com o nome de Novonor, e a Itapemirim estabeleceram uma parceria para tentar disputar a concorrência pública das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, de acordo com o Valor Econômico. As empresas, de acordo com a publicação, ainda busca um sócio com fôlego financeiro para a licitação.
O prazo de concessão das duas ferrovias será de 30 anos, e que o vencedor deve também supervisionará a modernização, extensão e atualização das duas linhas, que serão financiadas por meio de um investimento de R $ 3 bilhões previsto em contrato. A sessão pública para o recebimento das propostas ocorrerá em 2 de março de 2021.
O novo concessionária terá operar a extensão da Linha 9 em 4,5 km, que irá adicionar uma nova estação em Mendes-Vila Natal em 2021, e outra em Varginha em 2022. A terceira estação na Estação Dias João, entre Santo Amaro e Granja Julieta, está sendo construído pelo setor privado com um investimento de R $ 60 milhões (US $ 11,7 milhões). A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2021.
O novo operador deve ainda adquirir 34 novos trens.