Governador do Mato Grosso fala em desistir do VLT de Cuiabá

Mauro Mendes, Governador de Mato Grosso, afirma que tem o desejo de desistir do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT entre Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com publicação da Gazeta Digital. Mauro teria ainda falado em substituir o sistema de trens por um corredor BRT (sigla em inglês Bus Rapid Transit).

As falas teriam sido em reunião com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Segundo ainda a publicação, a interlocutores o ministro Marinho admitiu que a possibilidade da substituição pelo BRT também está sendo discutida. A comissão criada para atuar em Brasília, que ficou encarregada de construir estudos de viabilidade, já apresentou resultados ao governador.

O sistema de VLT teria 22,2 km de extensão dividido em duas linhas. A primeira linha seria implantada ligando o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá ao Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Várzea Grande, já a segunda linha ligaria a Região do Coxipó ao Centro Sul, ambas em Cuiabá. O meio de transporte teria 32 estações e tem o custo estimado em 1,4 bilhão de reais. Foram comprados 40 trens que atualmente estão sem uso na região.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.