O monotrilho da Linha 15-Prata atualmente liga a estação Vila Prudente até a Vila União, e o Metrô toca a continuidade do meio de transporte no trecho até a estação Jardim Colonial, sendo que a porção até São Mateus é a mais adiantada e deve ser entregue ainda neste ano. As obras entre Vila União e São Mateus devem ser retomadas ainda este mês.
O eixo de transporte, no entanto, originalmente foi projetado para ligar a estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, até a Cidade Tiradentes, com ao todo de 26,6 km de extensão e 18 estações.
Em 2015, o Metrô decidiu congelar as extensões entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes e entre Vila Prudente e Ipiranga, alegando que “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.
Mesmo com a postergação das novas estações, a companhia segue com os projetos, e para o ano de 2019 foram destinados 275 milhões no eixo Ipiranga/Tiradentes, de acordo com o relatório Integrado de 2018, publicado no site da operadora.
Entre as ações que o relatório destaca para a ampliação do monotrilho são:
- Projeto básico em Modelagem da Informação de Construção (Building information Modelling – BIM) da Estação Ipiranga, contemplando a gestão do contrato e a solução de interfaces;
- Gestão técnica e aprovação do projeto básico civil da Estação Ipiranga para futura integração com a Linha 10 – Turquesa da CPTM;
- Estudo de alternativas de traçado e caixa de sistema viário para duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, no trecho Estação Jardim Colonial – Pátio Ragueb Chohfi;
O último item pode tentar sanar uma questão importante para ampliação do sistema de trens aéreos: a duplicação e adequação da Avenida Ragueb Chohfi, a cargo da prefeitura de São Paulo.
O valor destinado, entretanto, não garante o início das obras. Para colocar em prática, o governo estadual terá que buscar recursos ou financiamento.
Mais trens
Quando concluir os trechos, o Metrô deverá ainda comprar mais trens. Atualmente conta com 27 composições, mas para atender o eixo entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, a Linha 15-Prata deverá contar com 54 composições.
“275 milhões destinados para investir em 2019, mas esses valores não garante o inicio das obras em 2019”, meu amigo em que mundo vivemos, estou impressionado.
Moro na Cidade Tiradentes a trinta e cinco anos , é só promessa para esta população que tem o maior conjunto habitacional da América latina que demora para chegar no centro de São Paulo de duas a três horas ,era para ficar pronto na copa de 2014 e nada porque tantas promessas será que eu vou está vivo para ver o monotrilho aqui na cidade Tiradentes e muito triste
Típica notícia que so acredito vendo, não vão estender nem pra Ipiranga e muito menos pra Cid.Tiradentes O que esperar de um “Gestor” que prefere BRT a monotrilho?
até2022 eu duvido muito q comecem as obras,acredito q o governo do doria vai priorizar a ampliação da linha verde e a construção da laranja(a mais marketing q o polemico monotrilho).
mas outro governo pós 2022 eu acredito q vai sim levar essa linha até Tiradentes,e o monotrilho da linha ouro tb devem ampliar mais pra proxima decada.