Mais de mil ônibus novos foram incorporados à frota do sistema de transporte público municipal neste ano de 2017. Até dia 10 de dezembro, o número total de veículos zero quilômetro que começou a operar na cidade chegou a 1.016.
“O dia de hoje marca um fato histórico. Terminamos o primeiro ano de gestão com mais de mil ônibus novos na frota de transporte publico municipal de São Paulo. É a maior frota em operação em um núcleo metropolitano nas Américas e a maior frota do mundo”, afirmou o prefeito João Doria.
Com isso, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) cumpre, por meio da SPTrans, a meta de entregar mil ônibus novos no primeiro ano da atual gestão. Os 1.016 veículos fazem parte, agora, do total de 14.444 ônibus que compõem a frota em operação pelas empresas concessionárias dos subsistemas estrutural e local.
Os ônibus chegam ao sistema com tecnologia moderna que garante maior segurança e conforto aos usuários. Todos dispõem de itens que obedecem às especificações técnicas exigidas pela SPTrans para a acessibilidade e estão equipados com ar-condicionado. Atualmente, 92,3% dos ônibus da frota já são acessíveis. Com a nova licitação, 100% da frota terá, obrigatoriamente, que dispor de itens de acessibilidade.
Os veículos também estão preparados para receber rede Wi-Fi e tomadas USB. Além da qualidade para o passageiro, os novos carros são equipados com motores Euro V, que superam os antigos Euro III. Esta tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar e assegura maior eficiência energética aos coletivos.
“São Paulo também conquista, com esses novos ônibus, mais atributos para convidar os usuários a trocarem o transporte individual pelo transporte coletivo”, declarou o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
O presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, avaliou que o ritmo da renovação da frota permitirá que a melhora na operação do sistema seja percebida com maior agilidade: “Estamos trabalhando firme para que o transporte público tenha maior qualidade e eficiência para a população.”
Fonte: Assessoria Prefeitura de SP
Deixe uma resposta