Linha 13 pode ser concedida a iniciativa privada

Estação Engenheiro Goulart, e a instalação da cobertura em fase final

De acordo com postagem do blog “Diário do Transporte”, o Governo do Estado está planejando conceder a futura linha 13 – Jade, da CPTM, a iniciativa privada. A linha deve ser entregue em março de 2018, após vários atrasos. O ramal irá ligar o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart, da linha 12 – Safira.

 

Caso confirmado, esta seria mais uma linha que a atual gestão está passando para as mãos do setor privado.

 

A linha 4 – amarela, do Metrô, já é operada pelo Grupo CCR. A linha 6 – laranja, também do Metrô, que ligará Brasilândia a São Joaquim, teve suas obras começadas pela Odebrechet que também iria ser responsável pela operação porém foram paralisadas.

 

A futura linha 18 – bronze, que será por monotrilho e ligará a estação Tamanduateí ao ABC, tem contrato assinado desde 2014 com o consórcio “Vem ABC”. O consórcio  construirá e operará a linha porém a parte que depende do Governo, que são as desapropriações, não anda devido falta de verba (leia aqui).

 

Em junho, será feito o leilão para concessão das linhas 5 – lilás e 17 – ouro, do Metrô, e logo mais deve ser lançado o edital para a concessão da linha 15 – Prata.

 

Já há estudos avançados também para a concessão de 2 ramais da CPTM: a linha 8 – diamante e 9 – Esmeralda (leia aqui).

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.