Porto Alegre testa ônibus elétrico da BYD

Foto: João Paulo Magalhães/Divulgação PMPA

Porto Alegre deve testar mais um modelo de ônibus elétrico de fabricação chinesa, nas linhas circulares C1, C2 e C3 da empresa Carris, que operam no centro da capital.

O veículo é de fabricação da empresa BYD (Build Your Dream) e sua tração se dá por meio de baterias. A recarga é feita na garagem quando o ônibus esta fora de operação.

A empresa possuí instalações em Campinas, e veículos semelhantes rodam ou rodaram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Palmas e Sorocaba.

Ônibus da BYD em testes com passageiros em São Paulo | Foto de Marcos Elias
Ônibus da BYD em testes com passageiros em São Paulo | Foto de Marcos Elias

Este tipo de veículo foi vendido em massa na China. Foram 27.000 aquisições em 2014, representando um crescimento de 160,3% em relação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2015 foram vendidos aproximadamente 20.000 veículos. Espera-se que até 2020, o país atinga a marca de 300.000 ônibus elétricos.

Atualmente o governo chinês subsidia o transporte por ônibus movidos à diesel e diesel-elétrico. Entre as empresas que disputam o mercado chinês estão a Yutong Bus, Xiamen King Long Grupo Motor, Nanjing Golden Dragon Bus, Zhongtong Bus, além da própria BYD.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.