Um ranking com as cinco cidades e seus melhores sistemas de transporte foi divulgado pelo site Inhabitat, portal que reune soluções sustentáveis. O Top 5 leva em consideração a pontualidade dos sistemas, e a eficiência as integrações.
Em todos os casos, o transporte sobre trilhos estava presente:
5º lugar: Moscou (Rússia)
O sistema ferroviário de Moscou deu o quinto lugar a Rússia, que transporta mais de 8 milhões de passageiros por dia em 305 km de extensão. O destaque se deu pela pontualidade do serviço
4º lugar: Paris (França)
Com larga abrangencia, 213 km de linhas e mais de 300 estações, possibilitando que o parisiense encontre uma parada a cada 500 metros, Paris ganha a quarta posição graças a invejável rede metroviária. A publicação também cita o sistema de aluguel de bicicletas, com 1.400 estações.
3º lugar: Londres (Inglaterra)
Londres aparece em terceiro lugar por conta da eficiente malha metroviária com cerca de 400 km de extensão. Vale ressaltar a vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.
2º lugar: Nova York (Estados Unidos)
Uma combinação que privilegia ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres, sendo que todos os sistemas funcionam 24 horas por dia. Por isto, Nova York aparece em segundo lugar.
1º lugar: Tóquio (Japão)
O sistema de transporte de Tóquio é formado por linhas de ônibus, metrô, balsas, VLTs, BRTs, com números que impressionam: 10,5 bilhões de viagens por ano. O sistema de transporte público e a primeira opção da população nos deslocamentos. Por isso, Tóquio ganha a medalha de ouro.
Com as informações de Ciclovivo
Deixe uma resposta