O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou nesta segunda-feira (30) que o início das obras civis da Linha 6-Laranja do Metrô se dará na próxima quarta-feira, 8 de abril. A declaração foi dada em vistoria de obras da Linha 5-Lilás.
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Segundo Alckmin, em novembro devem chegar dois novos tatuzões que farão as escavações para as construções dos tuneis. O Governo Estadual espera que o trecho da linha entre a Brasilândia e a estação São Joaquim, seja entregue até 2020.
A linha está sendo tocada através de uma Parceria Público Privada (PPP), onde o consórcio Move São Paulo venceu a concorrência pública. A Linha 6 terá 15,3 quilômetros, contando com pátio de manutenção, e 15 estações. A estimativa é atender 634 mil passageiros por dia. O percurso todo será feito em apenas 27 minutos.
Entendo que a construção da Linha 6-Laranja do Metrô trecho de Brasilândia até São Joaquim na Linha 1-Azul cruzando com a CPTM em Água Branca para compartilhar e aproveitar a integração das composições quando forem necessários e os espaços em comum existentes na região para pátio, lavagens e oficinas para manutenção Linha 1-Azul, assim como ocorre após a Estação Tamanduateí, mas principalmente se houver uma expansão do mesmo, além da interpenetração sem transbordo, assim como acontece nos mais modernos e integrados metrôs mundiais na Estação São Joaquim Linha 1-Azul.
Tais providências são para se evitar o que está acontecendo com a Linha 2-Verde que está atualmente servindo de terminais sem interpenetração das Linhas 5-Lilás e 15-Prata, em que se planejam as correções de ambas para fazerem terminação na Ipiranga da Linha 10-Turquesa.
Para que isto seja feito, é fundamental que seja no mesmo modal das Linhas 1, 2 e 3, possua bitola de 1,6m e terceiro trilho eletrificado em 750Vcc.