Com previsão para inicio das obras em meados de março de 2015, o prolongamento da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Dutra deverá ter 2 tuneladoras, popularmente conhecidas como tatuzões em suas obras, além do método de escavações manuais conhecido como NATM (New Austrian Tunne- lling Method), dependendo do solo da região.
A extensão da Linha Verde terá 14,5 km de extensão e 13 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra).
De acordo com o site da Secretária de Transportes Metropolitanos, o tempo de viagem entre o bairro de Vila Madalena e Guarulhos deverá ser reduzido dos atuais 145 minutos para cerca de 47 minutos.
Creio que a quantidade de tatuzões não seja o mais importante.
Das obras de expansão do Metrô a da Linha 2-Verde é sem dúvida a mais prioritária, pois claramente trafegará por uma região extremamente carente de transporte público de qualidade e uma grande demanda reprimida, além de finalmente de fechar o circulo em um grande anel metro ferroviário metropolitano.
Porém é fundamental e imprescindível que se faça uma correção de se estender a Linha 15-Prata que hoje faz o terminal em Vila Prudente, e assim como também à Linha 5-Lilás que hoje faz o terminal na Chácara Klabin, que hoje fazem o terminal nela, até a estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa, que deverá ser reformada (A única que possui três linhas regulares) que hoje se encontra subutilizada a fim de “aliviar” a Linha 2-Verde, a qual, futuramente com este prolongamento será uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução sensata.