Já em operação, o Monotrilho da Linha 15-Prata deve seguir zona leste a dentro e atingir bairros populosos como Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes. Para tanto, o planejamento do Metrô prevê levar a linha para a Estação Ipiranga da CPTM, já prevendo uma possível superlotação na atual conexão com a Linha 2-Verde em Vila Prudente, como uma forma de dividir o fluxo de passageiros que vão do bairro em direção ao centro e da Avenida Paulista.
Segundo afirmações do Secretário Metropolitanos de Transportes, Jurandir Fernandes, em audiência pública no Círculo de Trabalhadores Cristãos, reproduzido pelo jornal Folha de Vila Prudente já foi definido o traçado preliminar em que o monotrilho será instalado entre Vila Prudente e Ipiranga com 1,8 quilômetro de extensão. Nas palavras do titular da pasta, o ramal irá “contornar” a Favela de Vila Prudente.
A linha seguirá pelo canteiro central da Anhaia Mello. Já próximo à favela, passará por baixo das linhas de transmissão de energia que existem no caminho e vai margear a rampa do Expresso Tiradentes e o viaduto Grande São Paulo, seguindo rumo à linha 10-Turquesa da CPTM. Após este trecho o monotrilho será erguido uma área constituída por galpões até chegar à estação Ipiranga, que será totalmente recosntruída. “O projeto está muito bom, com poucas agressões urbanas”, comentou o secretário.
“Estimamos que será uma quantidade bem pequena, na verdade, para a adequação do sistema viário. Para o monotrilho margear o viaduto, a CET precisará deslocar a rua e, para isso, desapropriará uma faixa”. – informou Fernandes.
Prazos
Sobre Prazos, o Secretário conta que a meta é entregar o trecho do Ipiranga junto com o eixo final do monotrilho em Cidade Tiradentes, previsto para 2016. “Até São Mateus, a demanda ainda é suportável na estação Vila Prudente do metrô, mas, com a inauguração do restante da Linha 15, teríamos um problema muito sério. Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas juntas”.
…”vamos entregar as duas pontas juntas …” Ou seja nunca!!! Era prevista pra 2016 , e em 2019 nem em São Mateus chegou e nao tem mais planos de ir ate cid. Tiradentes , sera que chega no Ipiranga … Muito dificil …
Prolongar ás Linha 15-Prata até a estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa (A única que possui três linhas regulares) que hoje se encontra subutilizada, assim como também à Linha 5-Lilás a fim de “aliviar” a Linha 2-Verde, a qual, futuramente, será uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução sensata.
Por outro lado da Linha 15-Prata já tem sua terminação prolongada e confirmada até a Jacu-Pêssego pelos atuais gestores, em uma atitude correta, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas!!!
Com relação ao desempenho técnico Monotrilho Linha 15-Prata, por ser um protótipo de alta capacidade, deveria ser finalizado e comprovado sua eficácia antes de se especificar este modal para quaisquer outras linhas.
Não podemos falar em carência de transporte na zona Leste, que hoje existe, sem os sistemas das Linhas 10-Turquesa, Linha 4-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente completados, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.