Vandalismo altera operação do serviço 710 da CPTM

Passageiros que utilizam o serviço 710 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ficar atentos a mudanças operacionais nesta quinta-feira, 31 de outubro de 2024.

Segundo a operadora, um ato de vandalismo está fazendo com que os trens operem em trechos.

Operação diferenciada

Em mensagem publicada em seu site, a CPTM informa que os passageiros deverão trocar de trem na estação Francisco Morato. Isso significa que as composições não estão operando diretamente entre São Paulo e Jundiaí.

“Por motivo de ato de vandalismo, os trens do serviço 710 estão circulando até a estação Francisco Morato, onde será necessário realizar a transferência para outro trem a fim de prosseguir viagem até Jundiaí”, informou a operadora.

Localização da estação Francisco Morato:

Até as 10h20, a situação não havia sido normalizada.

Nota da CPTM:

“Os trens da Linha 7-Rubi da CPTM estão circulando até a Estação Francisco Morato desde as 10h05 desta quinta-feira (31/10), para a realização de obras de aterramento de fios nas proximidades da Estação Botujuru, devido a ato de vandalismo. Desta forma, o passageiro que deseja seguir em direção a Jundiaí deve desembarcar em Francisco Morato e realizar transferência de trens para prosseguir viagem.

O aterramento de fios intensificará o combate ao furto de cabos na região. A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 196km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.