Metrô prorroga prazo para estudos da Linha 20 (SP-ABC)

O Metrô de São Paulo comunicou em seu site que prorrogou prazo de entrega do estudo do novo eixo metroviário que vai ligar São Paulo e o ABC Paulista.

Segundo a empresa em nota ao site, o anteprojeto de engenharia já foi concluído no prazo previsto em contrato. Da mesma forma, o EIA-RIMA também já foi concluído e o pedido de Licença Ambiental Prévia protocolado no órgão ambiental. A razão desse aditamento é a obrigatoriedade da presença dos consultores, que elaboraram o EIA-RIMA nas audiências públicas do processo de licenciamento ambiental da Licença Prévia da Linha 20-Rosa.

A previsão é que essa audiência aconteça no início de 2024, o Metrô, atendendo a legislação vigente, precisou acrescentar prazo ao contrato.

Há ainda em curso outra análise que verifica a viabilidade da linha no ponto de vista de uma concessão. Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que  foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para a Linha 20, e que no final de 2024 deve tomar decisão sobre tirar o ramal do papel.

Enquanto isso, o Metrô toca contratações para aferições de terrenos sobre eventuais desapropriações da linha que vai ligar as estações Santa Marina e Santo André.

Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram as estações desse trecho:

Com o edital mais recente, o site passa a analisar as possíveis áreas do segundo trecho, que contempla a região sudeste de São Paulo, São Bernardo do Campo e ABC.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.