Ônibus a hidrogênio vão operar na USP

Uma frota de três ônibus a hidrogênio deve operar na Cidade Universitária em São Paulo. Trata-se de um projeto em parceria entre a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a USP (Universidade de São Paulo).

Nesta tecnologia, o veículo a célula combustível a hidrogênio é movido por motor de tração elétrica. A célula a combustível instalada nos ônibus transforma o hidrogênio armazenado em eletricidade, que alimenta diretamente o motor. A tecnologia é isenta de emissões de poluentes.

O governo de São Paulo lançou ainda um projeto que contempla a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI – Research Centre for Greenhouse Gas Innovation) da USP, em parceria com empresas privadas do segmento.

Divulgação

“Dá um orgulho muito grande saber que o primeiro reformador nessa escala que está sendo feito no mundo, transformando etanol em hidrogênio, está sendo feito aqui no Brasil, aqui em São Paulo e aqui na Universidade de São Paulo. Aquilo que o mundo está buscando, a gente está um passo à frente”, afirmou o Governador Tarcísio de Freitas.

A fábrica produzirá 5kg/hora de hidrogênio a partir de etanol no primeiro semestre de 2024, para abastecer três ônibus e um veículo sedã movidos por células a combustível que geram eletricidade internamente a partir do hidrogênio.

A operação ficará a cargo da USP será responsável pela operação e manutenção.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.