Governo de SP deve visitar fábrica de monotrilhos da BYD na China

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou que haverá uma comitiva do Governo do Estado para visitar a BYD, empresa responsável pela fabricação dos trens do monotrilho da linha 17 do Metrô de São Paulo. Nesta semana, o ex-ministro se reuniu com a cônsul-geral da China, Chen Peijie, para dialogar sobre futuras ações de cooperação entre o país e o Estado de São Paulo.

O mundo passa por um momento de transição energética e a cooperação com a China também inclui essa temática. Vejo uma grande oportunidade para aprender e trazer iniciativas que ajudarão a transformar as cidades paulistas em smart cities”, afirmou o governador.

A visita ao país de origem do material rodante vem em um momento onde as obras do meio de transporte estão quase desertas. A administração estadual avalia quatro caminhos para destravar o monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas com a malha metroferroviária.

Na semana passada, em entrevista à TV Globo, o governador informou que uma das alternativas para tirar o atraso seria o estado assumir parte dos trabalhos, ou então cancelar contratos para nova licitação.

“Por isso que uma das alternativas é tirar a estrutura metálica do contrato, o Estado adquire a estrutura metálica e a empresa faz a montagem. A outra alternativa é tirar a empresa do contrato…já que ela não tem o folego financeiro, chamar a terceira colocada ou vamos fazer uma nova licitação. Então essa é a análise que a nossa equipe vai fazer e em pouco tempo vamos correr para andar com essa obra.” – afirmou o governador.

Já na última segunda, em entrevista ao Programa Pânico, Tarcísio de Freitas, apresentou uma quarta alternativa: passar a responsabilidade da construção para a ViaMobilidade. A operação da Linha 17 está atrelada a gestão da Linha 5-lilás do metrô. “Eu posso passar essa obra para a concessionária”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.