Greve nos caminhoneiros: Garcia fala em prisão e multa de R$ 100 mil

O Governador Rodrigo Garcia, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 1º de novembro de 2022, informou que o estado ainda tem 90 pontos de manifestação contra o resultado das eleições presidenciais. Uma fração de caminhoneiros bolsonaristas são contra a vitória democrática de Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Governador, os motoristas que desrespeitarem o pedido de desobstrução, poderão ser multado em 100 mil reais por hora, e Garcia fala até em prisão dos manifestantes.

No Estado, há bloqueios em rodovias importantes como a Dutra, Régis Bittencourt, Anhanguera e a Castello Branco. “Bloqueio de estradas é inadmissível. As pessoas têm o direito de ir e vir”, disse Garcia em postagem nas redes sociais.

A determinação segue uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais. “As polícias militares dos estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais para atuar em face desses ilícitos, independentemente do lugar em que ocorram, seja em espaços públicos e rodovias federais, estaduais ou municipais, com a adoção das medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis dos poderes executivos estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”, escreveu Moraes.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.