Panamá contrata supervisão para novo monotrilho

Com previsão de entrega para 2026, o projeto de monotrilho da Linha 3 do Metrô do Panamá teve a contratação de uma empresa para supervisionar as obras.

A fase 1 da linha de monotrilho terá 14 estações e 25 km de extensão. Quando concluído, terá 34 km de extensão, tornando possível uma conexão entre a Cidade do Panamá e os principais centros urbanos da província do Panamá Oeste, como Arraiján e, posteriormente, La Chorrera.

O trabalho na Fase 1 no trecho de 25 km e 14 estações até Ciudad del Futuro, começou em fevereiro de 2022. O monotrilho deve reduzir pela metade o tempo médio atual de viagem de 90 para 45 minutos. Com trens com capacidade para 1.000 passageiros cada, a Fase 1 deverá atender 20.000 passageiros por dia por sentido durante os períodos de pico, com serviços operando em intervalos de quatro minutos.

O monotrilho será o primeiro a utilizar tecnologia japonesa nas Américas, com os veículos, sistemas de sinalização e comunicação fornecidos por um consórcio formado pela Hitachi, Hitachi Rail e Mitsubishi.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.