11 cidades pedem à União Europeia a obrigatoriedade de ônibus elétricos

Cidades da Europa pedem à União Europeia a obrigatoriedade de aquisição apenas por ônibus elétricos a partir do ano de 2027.

“Crucialmente, pedimos à Comissão que proponha uma meta para que todas as novas vendas de ônibus urbanos sejam de emissão zero a partir de 2027 ”, diz o comunicado conjunto que representa ao menos 11 cidades, como Barcelona, ​​Cluj-Napoca, Copenhaga, Hamburgo, Málaga, Milão, Palma, Paris, Roterdão, Sevilha e Valência.

A carta é assinada também por uma série de organizações, como C40, Campanha Cidades Limpas e Cidades Energéticas.

O grupo teme pela falta de oferta dos coletivos. “Sem ação a nível da UE, a procura de ônibus urbanos com emissões zero não será correspondida pela oferta. Isso comprometeria os compromissos das principais cidades e exporia os cidadãos da UE à poluição do ar por mais tempo. Restringidas pela falta de disponibilidade ou preços muito altos devido à oferta insuficiente de ônibus com emissão zero, as cidades serão forçadas a continuar comprando ônibus com motor a combustão. É por isso que nós – cidades, organizações da sociedade civil e outras partes interessadas – pedimos à Comissão Europeia que inclua uma meta de vendas para todos os novos ônibus urbanos de emissão zero até 2027 em sua próxima proposta”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.