O atual governador de São Paulo e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, em seu plano de governo, mostra um plano ousado para a expansão da malha metroviária em São Paulo.
Garcia, se for eleito, diz que deve viabilizar projetos e obras das linhas 5, 13, 14, 16, 19, 20, 22, do trem entre a Capital e Sorocaba.
A respeito da Linha 22-Marrom, o documento cita que o “trecho que interliga a Zona Oeste da Capital (Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.”.
Assim como na Linha 16-Violeta, o atual governador fala em uma expansão até então desconhecida dos produtores de conteúdo e público que acompanha o crescimento e projeção da malha metroferroviária.
Os primeiros projetos da Linha 22 previam um eixo de transporte partindo da Avenida Brigadeiro Faria Lima em direção a Cotia, por meio do caminho da Rodovia Raposo Tavares. As extensões até o Sumaré em uma ponta, e o atendimento a Osasco, são novidades.
O texto no documento, entretanto, não especifica quais linhas poderão ter obras iniciadas e quais serão viabilizadas por meio da contratação de projetos. Viabilizadas não significam necessariamente início das obras em uma eventual próxima gestão.