A Linha Uni, construtora e operadora da Linha 6-Laranja do metrô, iniciou os trabalhos de forma mais intensa na estação terminal do ramal, que é a São Joaquim.
O andamento das construções não atingiu os 2% de conclusão, mas nas próximas semanas as obras devem acelerar de ritmo com ações que foram feitas na parada que fará conexão com a Linha 1-Azul.
No último final de semana, as obras se estenderem durante toda a madrugada e na semana passada houve o recebimento de equipamentos para montagem da grua (equipamento utilizado no transporte de materiais).
A estação terá 54 metros de profundidade e dois acessos: um na Rua Vergueiro, 78, e o outro na Rua Pirapitingui, 10.
Abertura em 2025
O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, durante evento nas obras da Linha 6-Laranja do metrô, na futura estação Santa Marina, disse que deve entregar o novo eixo metroviário que vai ligar as estações Brasilândia e São Joaquim até dezembro de 2025.
Perguntado sobre os motivos do acidente que inundou os canteiros de obras nas proximidades da Marginal Tietê, Garcia disse que o governo ainda não sabe o que causou o rompimento da adutora de esgoto, e que as causas estão sendo investigadas pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Sobre as construções, a expectativa do governo é que o tatuzão no sentido sul volte a escavar no final de agosto. Já a outra tuneladora, no sentido norte, a expectativa é que a máquina escave os túneis até novembro.