Paris deve ter uma das maiores frotas de ônibus a hidrogênio para e-BRT

A Ilha de França deve lançar uma concorrência para adquirir 47 ônibus de célula de hidrogénio, com previsão de implantação até o final de 2023. Será umas das maiores frotas do tipo no mundo.

A aquisição exige um investimento de 48 milhões de euros. Atualmente estão implantados na região sete coletivos a hidrogénio. Os veículos devem ser usados em linhas de e-BRT, ou seja corredor de ônibus elétricos, com sistema inovador de recarga terrestre.

A região tem como meta um desenvolvimento de baixas e zero emissões com o objetivo de chegar a 2025 com apenas ônibus totalmente elétricos ou movidos a biogás na frota (4.700 ônibus). Agora se fala na tecnologia de células de combustível. “Precisamos testar todas as alternativas possíveis para fortalecer ainda mais nossa matriz energética. E assim não depender de uma única fonte de abastecimento”, disse Stéphane Beaudet, vice-presidente da Região.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.