Veja imagens do novo trem da Linha 6-Laranja

A Linha Uni, responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja de metrô, revelou recentemente as primeiras imagens dos novos trens que estão sendo fabricados.

Nova frota

Ao todo, serão 22 trens que devem começar os testes em 2025 e estão sendo produzidos pela Alstom em Taubaté.

Em publicação nas redes sociais, a empresa destacou que os trens contarão com importantes inovações, como:

– Redução no consumo de energia elétrica;
– Áreas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida;
– Mapas dinâmicos das linhas;
– Monitores e câmeras de vigilância;
– Sistema óptico para detectar fumaça e mecanismos de extinção de incêndios.

Divulgação: Linha Uni

Testes iniciais

Durante a apresentação do layout dos trens da Linha 6-Laranja, a concessionária Linha Uni informou que a primeira composição pode começar a ser testada até o final deste ano ou no início de 2025.

De acordo com a empresa, o primeiro trem, considerado a cabeça de série, está sendo fabricado e passará por uma série de testes na unidade da Alstom em Taubaté.

Após essas etapas, o trem deve ser enviado para o Pátio Morro Grande por volta de meados de 2025, onde serão realizados testes nas instalações da concessionária.

Detalhes da frota

Os 22 trens, produzidos pela Alstom, terão capacidade para até 2.044 passageiros cada. A expectativa é de que a linha transporte cerca de 630 mil pessoas diariamente. Os trens serão equipados com tecnologia driverless, permitindo operação sem condutor, e poderão atingir velocidades de até 90 km/h, com um total de 132 carros.

Conforme explicado pela empresa, as portas e corredores foram projetados para otimizar o fluxo de passageiros, garantindo liberdade de movimento e áreas específicas para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, grandes janelas e portas permitirão uma visão clara do exterior, proporcionando uma experiência de viagem segura, confortável e tranquila.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.