Tarcísio defende extensão do monotrilho da Linha 17

O governador Tarcísio de Freitas, em visita ao Pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro, afirmou que pretende avançar com os projetos de expansão do eixo de transporte. “Vamos começar a trabalhar nos projetos para não perder o ímpeto”, declarou. O Governador não deu prazo para as obras.

Atualmente, a Linha 17 está em construção no trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Washington Luís, até a estação Morumbi. Os trechos que ainda precisam ser construídos são entre as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi, além de Washington Luís até a estação Jabaquara.

Com o projeto completo, o eixo de transporte poderá atender cerca de 300 mil passageiros por dia.

Ao ser questionado por um repórter sobre a viabilidade de investir em corredores de ônibus em vez de monotrilhos, Tarcísio defendeu o modal. “Para certas conexões, faz sentido”, afirmou.

O trem apresentado nesta terça-feira tem capacidade para transportar 640 passageiros, em comparação aos 170 que um ônibus superarticulado pode transportar. Além disso, a capacidade total de um monotrilho é de 48 mil passageiros por hora e por sentido, contra 15 mil de um BRT.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.