Vandalismo afeta a Linha 7-Rubi da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPT informou na manhã desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, que a operação na Linha 7-Rubi está prejudicada por “atos de vandalismo”.

Segundo a operadora, a ocorrência afeta o trecho entre Pirituba e Jundiaí, passando por Francisco Morato.

Em nota ao site, a empresa diz na manhã desta sexta-feira (05), a partir de 9h45, a circulação de trens entre as estações Jaraguá e Perus (Linha 7-Rubi) será feita por via única para atuação da equipe de manutenção na reparação e substituição de fios e cabos, furtados durante esta madrugada, o que danificou o sistema de sinalização no trecho.

Com isso, a cada três composições com destino à Estação Jundiaí, duas desembarcam em Pirituba, aumentando o tempo de viagem entre as estações Pirituba e Jundiaí. A manutenção será feita no horário de menor movimento para minimizar o impacto ao passageiro.

A CPTM diz ainda que a ocorrência será registrada na delegacia da região.

“A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 196km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.