Empresas apresentam propostas para projeto da Linha 20-Rosa do Metrô

Consórcios entregaram propostas para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô, que deve ligar as estações Santa Marina, na Zona Oeste de São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.

A operadora agora passa analisar os documentos, e posteriormente vai declarar o vencedor do certame para elaborar o estudo que precede o início das construções do eixo metroviário que terá mais de 30 quilômetros de extensão. É uma das apostas de obras da atual gestão.

Os quatro consórcios participantes da licitação foram:

Consórcio L20 Projetista (Systra Engenharia E Consultoria Ltda, Gpo Sistran Engenharia Ltda, Tylin Brasil Ltda, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda, Outec Engenharia Ltda, Estratégica Engenharia Ltda, Copem Engenharia Ltda e Tecnifer Engenharia de Sistemas Ltda), Consórcio MNEPI Linha 20 (Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda, Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A, Pólux Engenharia Ltda, Intertechne Consultores SA), Consórcio Sener Setepla – Egis – Setec (Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda, Egis Engenharia e Consultoria Ltda e Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda), e Consórcio CAS L20 — Civil — Arquitetura — Sistemas (Engecorps Engenharia SA, EGT Engenharia Ltda, CJC Engenharia e Projetos Ltda, Jugend Engenharia e Tecnologia Ltda, Tetraarq Arquitetura e Projetos Ltda e Smz Consultoria em Automação e Controle Ltda, Tekhnites Consultores Associados Ltda).

Prazos

A Secretaria de Parcerias e Investimentos confirmou ao Via Trolebus prazos para tirar a Linha 20 do papel. Durante evento em Santo André, Tarcísio afirmou que no ano que vem já ocorreria o leilão das linhas 1-Azul junto com a 20-Rosa.

Na ocasião, o Governador citou as linhas 2-Verde e 19-Celeste e 3-Vermelha e 16-Violeta, respectivamente. A nota dá secretaria, entretanto, não cita o projeto da 16, que contempla a ligação entre Cidade Tiradentes e Oscar Freire:

“A Secretaria de Parcerias em Investimentos está elaborando os estudos do projeto que prevê a implementação das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, com a possibilidade da inclusão de linhas operadas pelo Metrô. Em momento oportuno, o assunto será tratado”, diz o comunicado ao Via Trolebus. A previsão de assinatura dos contratos é em 2026. Já o leilão ou leilões das duas linhas estão previstos para 2025.

Atualmente, o Metrô conta com 101,1 km de linhas de trilhos já existentes e 35,8 km de extensões de linhas consideradas prioritárias. O projeto da Linha 19 inclui um trecho com 15,8 km de extensão e 15 novas estações e a Linha 20 tem trecho com 30,2 km de extensão e 24 novas estações. A estimativa é que as novas linhas atendam 5 milhões de passageiros por dia.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.