A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve interditar um trecho da linha 12-Safira por cerca de dois meses.
Segundo a operadora, o trecho entre as Estações Brás e Tatuapé será totalmente interditado de 26 de dezembro até 25 de fevereiro de 2024, para que sejam realizadas obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens nesta linha.
“As melhorias feitas em toda a extensão da Linha 12-Safira já reduziram o tempo de viagem de 63 para 53 minutos, mas por conta das restrições nas proximidades da Estação Brás, as composições não conseguem circular em velocidade normal no trecho. Com o Travessão em X, essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
A CPTM acionou o Sistema Paese e a transferência na Estação Tatuapé com a Linha 3-Vermelha do Metrô estará liberada de forma gratuita durante todo o período de interdição e, junto com a Linha 11-Coral da CPTM que terá seus horários de pico estendidos, serão as alternativas mais rápidas aos passageiros para seguir viagem, visto que ambas atendem as duas estações, Brás e Tatuapé. Pela Linha 11-Coral o passageiro leva 6 minutos e pela Linha 3-Vermelha o passageiro leva 10 minutos até a Estação Brás.
Além disso, o passageiro também poderá seguir com ônibus entre Brás e Tatuapé, durante toda operação comercial dos trens, a partir do dia 26 de dezembro.