Mogi articula extensão da Linha 11 da CPTM até Cesar de Souza

A intenção de estender a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM até o Bairro Cesar de Souza, em Mogi das Cruzes, é estudada pela operadora, e de acordo com o prefeito da cidade, Caio Cunha (PODE), há outras alternativas, inclusive de menor capacidade como um VLT ou um corredor de ônibus. As informações foram dadas ao Diário TV.

“Nós fizemos um trabalho de levantamento de dados. Quando foi sinalizado, há um bom tempo atrás, a possibilidade dessa extensão, César de Souza não era do tamanho que é hoje. É um distrito que cresceu consideravelmente. Então, nós levamos algumas informações atualizadas e, mais do que isso, apresentamos a possibilidade, o pedido que, se não for um trem convencional, que possa ser feito o sistema de BRT ou VLT, que é um modal mais barato e que atende a necessidade. Então, eles gostaram muito da proposta. Era uma proposta antiga, na verdade, da CPTM, de uns 20 anos atrás, talvez, que a gestão da época não entendeu essa inovação, mas que hoje pode ela pode ser viável”, disse Caio Cunha.

A extensão, entretanto, depende de negociações com o governo federal, que detém o controle da via férrea. “É um levantamento de custo, mas já sinalizando: pra quem não sabe, o trecho entre Estudantes e César de Souza é de uma concessão federal, a MRS. Na semana que vem, a gente tem uma reunião com a diretoria deles pra casar esses dois interesses e, quem sabe, ter boas notícias”, disse Cunha.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.