Volvo deve demonstrar ônibus elétrico em Curitiba e São Paulo

Curitiba terá um ônibus elétrico da Volvo em testes. Segundo comunicado da empresa, o novo veículo com carroceria Marcopolo inicia em setembro a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no Brasil. Trata-se do BZL Elétrico.

O ônibus vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR). Cerca de 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas, que fazem integração com o BRT da cidade em diversos terminais.

O veículo tem autonomia para até 300 km, e irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.

“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

Divulgação

Mais cidades devem testar o veículo

De acordo com a Volvo, depois de Curitiba, haverá demonstrações de seus chassis elétricos agendadas em São Paulo, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). “O Brasil é um importante mercado para a Volvo e faz parte dos nossos planos globais de eletromobilidade. Fomos, inclusive, pioneiros na produção e comercialização de ônibus híbridos no país há mais de dez anos”, diz Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.