Durante entrevista a Rádio CBN, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, informou que quer retirar os trólebus de circulação.
“Quero tirar aquilo”, informou o prefeito se referindo a um sistema que opera na capital desde 1949, e que conta com uma infraestrutura montada.
Nunes atacou o sistema trólebus na mesma fala em que diz que sua gestão aborda questões climáticas. Menciona que metade da poluição do ar vinda de veículos, são dos ônibus a diesel.
A atual gestão tem planos de incluir novos ônibus elétricos a bateria. Na semana passada, entretanto, o prefeito reduziu a promessa de inserção dos novos veículos. O prefeito falou em 800 ônibus para 2023, quando em 2022, havia a expectativa de 1,6 mil elétricos até o fim desde ano.
Já sobre os trólebus, se o prefeito conseguir colocar em pratica seu plano, São Paulo estará indo na contramão de alguns países da Europa e Ásia que estão modernizando suas frotas de trólebus. As localidades estão investindo em um tipo de tecnologia que une o trólebus com o veículo a bateria, quando o ônibus é carregado pela própria conexão na rede elétrica.