Resumo semanal da mobilidade (de 7 a 11 de agosto)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Governo Federal deve investir no transporte por ônibus no Rio de Janeiro, para a compra de novos veículos para o sistema BRT. O valor virá a partir de operações de crédito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O presidente Lula e o prefeito Eduardo Paes anunciaram o valor de R$ 2,6 bilhões, que será utilizado para a compra de 700 ônibus, além da construção de terminais, entre eles o Terminal Intermodal Gentileza, que vai integrar o BRT, o VLT, e 22 linhas municipais.

O Presidente do Chile, Gabriel Boric, juntamente com o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz e o presidente do Metrô, Guillermo Muñoz, apresentaram a nova Linha 9 do Metrô de Santiago. O novo eixo metroviário deve cortar 8 municípios, com o transporte de massa entre La Granja, San Ramón ou La Pintana até o centro de Santiago em cerca de 30 minutos. Ao todo serão 27 quilômetros, 19 estações e mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas.

O leilão do Trem Intercidades pode ficar para 2024, de acordo com declarações do Governador Tarcísio de Freitas, em entrevista ao Flow Podcast. O projeto prevê a ligação sobre trilhos entre São Paulo e Campinas. Já o leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba pode ocorrer somente em 2025.

O Governo do Estado de São Paulo ainda não bateu o martelo referente a finalização das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho.O plano em repassar a finalização do linha que vai partir do Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi na Marginal Pinheiros para a ViaMobilidade avançou, segundo o governador Tarcísio de Freitas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2023.

O tatuzão norte, que escava os túneis da Linha 6-Laranja do metrô, estaria bem próximo da futura estação João Paulo I, de acordo com informações do canal “Linha 6-Laranja” no YouTube. Faltariam 40 metros para a tuneladora chegar na estação que fica na Avenida Miguel Conejo. A futura parada passou dos 50% de conclusão.

E pra sextar, bora de notícia boa!

Fortaleza foi vencedora, pela segunda vez, do Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo Instituto Caminhabilidade com apoio da Walk 21 e da Frente Nacional de Prefeitos. Destaque na categoria Cidades Grandes, a capital apresentou o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza, o Proinfra. Ele é o maior programa da história da cidade de Fortaleza. Seu principal objetivo é transformar ruas da periferia da cidade. Na comunidade do Caça e Pesca, no bairro Praia do Futuro II, diversos moradores tiveram uma melhoria na qualidade de vida graças ao programa. É o caso de João Batista, que elenca as dificuldades que a comunidade passava antes das obras.“Não existia um terreno apropriado para a gente se locomover. No inverno, tinha muito alagamento. A gente não conseguia passar nem a pé, a água chegava a ficar acima do joelho. Cadeirante não passava aqui, carro por aplicativo não chegava aqui. Hoje a realidade é totalmente diferente, está maravilhoso. Melhorou a qualidade de vida, porque agora as crianças podem brincar, e tem calçada que antes não tinha. As casas também foram valorizadas, o acesso ficou muito melhor”. Que alegria, Fortaleza! Por mais iniciativas como essas em nossas cidades.