Queda de energia afetou duas linhas de metrô em SP

Uma queda de energia afetou pelo menos duas linhas do transporte metroviário na cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 15 de agosto de 2023.

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontam uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

Em um comunicado o ONS confirmou “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados”. A causa da queda é apurada.

A circulação dos trens na Linha 15-Prata do monotrilho foi afetada das 8h35 às 9h14, após oscilação no fornecimento de energia pela ENEL. Os trens da Linha 15-Prata circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão de falha causada no sistema de portas de plataforma na estação Vila Prudente. Uma equipe de manutenção foi acionada e normalizou o problema.

Já na Linha 4-Amarela, em razão de oscilação externa na alimentação de energia elétrica, os trens operaram entre 8h30 e 9h25, com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo entre as estações. Passageiros foram orientados por avisos sonoros e por AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nos trens e estações.

Por volta das 9h30, as duas linhas estavam operando normalmente.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.