Ponta Grossa passa a operar novo ônibus movido a gás

A cidade de Ponta Grossa passou a contar com um ônibus movido a gás. O novo veículo de tecnologia da Scania e operacional pela Viação Campos Gerais será utilizado no sistema de transporte coletivo do Município em caráter experimental durante todo o mês de agosto.

“A utilização de tecnologias mais limpas e inovadoras é uma das preocupações do Município para o transporte coletivo na cidade. Neste sentido, é muito importante a realização dessa parceria e a viabilização desse teste, que trará muito mais dados e mais experiência para que possamos desenvolver um sistema de transporte mais eficiente, com tecnologia cada vez mais limpa e adequada à realidade de Ponta Grossa”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a realização dos testes deve contribuir para que o Município desenvolva um sistema de transporte com mais economia e sustentabilidade.

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“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Trata-se de um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.