O governo federal lançou nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com comunicado do governo, haverá investimentos públicos federais de R$ 371 bilhões para os próximos quatro anos em áreas como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e água para todos.
No Rio de Janeiro, dois eixos de transportes foram contemplados: A linha 3 do Metrô Rio e o BRT Transbrasil. No Caso do Metrô, o recurso será para estudo enquanto para o BRT, será utilizado para obras.
O Metrô
A Linha 3 do Metrô pode ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo.
O projeto nasceu em 1968, onde era esperado que a linha estaria construída em 1990. Em 2011, o Governo Federal chegou a anunciar a construção da linha começaria naquele ano para uma abertura em 2014. Em setembro de 2013, o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff anunciaram uma parceria entre os governos federal e estadual, com o objetivo de arrecadar R$ 2,57 bilhões no total para a construção da Linha 3.
Já em 2014, o governador Pezão manifestou a intenção de iniciar a construção da Linha 3 antes do final do ano, mas o estado não tinha os recursos necessários.
O sistema atual é formado pelas Linhas 1, 2 e 4 e conta com 56,5 km de extensão.