EMTU seleciona empresas para ponte que vai viabilizar extensão do VLT

Dois consórcios foram habilitados para obras de recuperação da Ponte dos Barreiros (A Tribuna). A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU habilitou o Consórcio Paulitec-Agis – Ponte Tribuna (Paulitec/Agis) e o Consórcio Construtor Ponte Tribuna (Castilho Eng./Carioca Christiani-Nielsen).

A estrutura tem 650 metros de comprimento, e liga a área insular à área continental de São Vicente. A estrutura vai permitir as obras do terceiro trecho do VLT da Baixada Santista.

Obras no segundo semestre

As obras do terceiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na Baixada Santista podem começar no segundo semestre. Está prevista uma licitação conjunta para o projeto e a execução da obra da linha que ligará Barreiros a Samaritá em São Vicente, de acordo com jornal local “A Tribuna“.

O novo trecho deve elevar o uso do meio de transporte que parte de Santos, e está recebendo sua segunda linha. A terceira linha deve beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental.

De acordo com a publicação, a terceira fase deve ser entregue em 2027. Quando for totalmente concluído, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros – Estação Porto), 8 km do segundo trecho – entre Conselheiro Nébias e Valongo, em obras, e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.