Trem InterCidades deve ser incluído no PAC

O governo de São Paulo deve mesmo inserir o projeto do Trem Intercidades nas indicações ao Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, segundo a CBN Campinas. O projeto prevê um trem expresso entre as estações Barra Funda, em São Paulo, e Campinas.

O texto diz que a Secretaria de Parcerias em Investimentos de São Paulo alegou que ainda não houve solicitação de valor específico porque o lançamento do “novo PAC” foi adiado de julho para agosto.

O leilão do trem está marcado para novembro, e deve conter na concessão também a Linha 7-Rubi da CPTM.

Interessados

Grupos empresariais se articulam para participar da concorrência do Trem Intercidades eixo norte. Segundo reportagem da CNN Brasil, os consórcios são integrados por construtoras, fornecedoras de equipamentos e operadoras de ferrovias.

Entre os fabricantes estariam as chinesas CRRC e CREC, as francesas Alstom e Vinci, as espanholas Acciona e CAF, a alemã Siemens, a coreana Hyundai e a japonesa Hitachi.

Já sobre os operadores, o texto cita que a CCR (principal acionista da ViaMobilidade e ViaQuatro), além do Comporte (vencedor do leilão da CBTU em Minas Gerais) e o fundo de investimentos Pátria são outros interessados no empreendimento.

Novas linhas

A reportagem ainda cita que a segunda rodada de empreendimentos contempla os trechos São Paulo-Sorocaba — já com estudos contratados e em execução pela International Finance Corporation (IFC), um braço do Banco Mundial –, São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos.

Depois, ainda apenas em planejamento, estão outros quatro trechos: Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, São José dos Campos-Taubaté, Campinas-Araraquara e Sorocaba-Bauru.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.