A cidade de Niterói articula uma ajuda do governo federal para a construção da Linha 3 do Metrô, que pode ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo.
De acordo com “O Globo“, o ex-prefeito e atual secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu, em Brasília, com o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, para tratar do tema.
A ideia é incluir o projeto em um Plano Plurianual Participativo, reunindo a sociedade civil em vários estados. “É um projeto esperado há décadas. Seria muito importante a participação do governo federal junto com o governo estadual no desenvolvimento deste projeto”, afirmou Rodrigo Neves.
O projeto nasceu em 1968, onde era esperado que a linha estaria construída em 1990. Em 2011, o Governo Federal chegou a anunciar a construção da linha começaria naquele ano para uma abertura em 2014. Em setembro de 2013, o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff anunciaram uma parceria entre os governos federal e estadual, com o objetivo de arrecadar R$ 2,57 bilhões no total para a construção da Linha 3.
Já em 2014, o governador Pezão manifestou a intenção de iniciar a construção da Linha 3 antes do final do ano, mas o estado não tinha os recursos necessários.
O sistema atual é formado pelas Linhas 1, 2 e 4 e conta com 56,5 km de extensão.