Metrô solicita licença para a Cetesb para trecho da Linha 20 no ABC

A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo informou que recebeu do Metrô de São Paulo um pedido de licença prévia para o projeto da Linha 20 – Rosa, que deve ligar as estações Santa Marina, na zona oeste de São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista. A publicação no Diário Oficial cita o trecho entre Santo André e São Bernardo do Campo, “mediante apresentação de estudo e relatório de impacto ambiental“.

O projeto da Linha 20-Rosa foi apresentando em 2019 quando a gestão do ex-governador João Doria sepultou a Linha 18-Bronze do metrô, por meio de um monotrilho, e anunciou o BRT-ABC no lugar.

Na época, o vice-governador Rodrigo Garcia citou que o ABC tinha perdido um monotrilho e ganhando duas linhas de Metrô. Uma delas foi a inserção de trens mais novos na Linha 10-Turquesa da CPTM, que também atende a região. A outra seria a Linha 20.

Mas na pratica, a região perdeu com a substituição do monotrilho pelo BRT, um sistema de transporte com mais capacidade, por outro com menor carregamento. O BRT poderá transportar até 170 mil passageiros por dia, enquanto a Linha 18 transportaria 340 mil.

Fonte: Metrô de São Paulo

Além disso, o Metrô trabalha para tirar do papel o trecho da Linha 20 entre Santa Marina e Abraão de Morais, ficando de fora o trecho entre Abraão de Morais e o ABC. Recentemente a empresa assinou contrato com a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda para “prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação” do primeiro trecho citado da Linha 20-Rosa.

Já o BRT-ABC está com as obras atrasadas. Conforme citou o site Metrô/CPTM, completou quatro anos desde seu anúncio e está longe de virar realidade. “O corredor de ônibus vai transportar, se muito, metade da capacidade do monotrilho cancelado e num tempo de viagem 50% maior na melhor das hipóteses (serviço expresso).”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.