A Linha Uni, concessionária responsável pela construção da Linha 6-Laranja do metrô, informou que dará sequência ao cronograma de resgate arqueológico do sítio na futura estação 14 Bis, após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ter deferido a solicitação de retomada do salvamento arqueológico do sítio Saracura Vai-Vai, na região do Bexiga.
Em abril de 2022, foram achados vestígios de um sítio arqueológico a cerca de 3 metros de profundidade na futura parada que fica na avenida 9 de julho, o que levou à necessidade de elaboração de um projeto de resgate arqueológico que permitisse a investigação desses objetos.
Até o momento, já foram resgatados e catalogados mais de 4.000 itens, entre louças, cerâmicas, metais e peças de vestuário, que ajudam a contar a história do antigo Quilombo Saracura, um dos maiores quilombos de São Paulo localizado no coração do Bexiga.
A operadora diz que vem realizando um minucioso trabalho no subterrâneo de São Paulo, respeitando o patrimônio arqueológico encontrado e as pessoas que se relacionam com ele. Já foram realizadas mais de 10 vistorias por representantes do Iphan ao canteiro de obras da Estação 14 Bis e à área de escavação do sítio, e desenvolvidas pesquisas históricas sobre o contexto desta localidade.
“Todos os canteiros de obras da Linha 6-Laranja possuem atividade de averiguação arqueológica, que são envolvidas sempre que se inicia a etapa de escavação por determinação da Licença Ambiental. Nosso intuito é promover o desenvolvimento preservando a história da cidade, sempre em diálogo com a comunidade e partes interessadas”, afirma Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.