O Governo de São Paulo informou por meio de nota que qualificou 17 projetos no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que deverão trazer R$ 192 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Entre os projetos de infraestrutura estão a concessão das linhas restantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM além de novas linhas do metrô entre a capital paulista e ABC e Guarulhos.
“Entre os 17 projetos da atual gestão para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), estão ainda a concessão das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e a futura Linha 14-Ônix da CPTM; das linhas 19-Celeste e 20-Rosa do Metrô”, cita o comunicado.
Estudos para o Metrô
O projeto básico é determinante para a instalação das futuras linhas metroviárias, e o Metrô deve lançar ainda em 2023 o projeto básico da Linha 20, que vai ligar Santo André, no ABC Paulista, até Santa Marina, na Zona Oeste de São Paulo.
Já o projeto básico da Linha 19, que vai ligar São Paulo, na Estação Anhangabaú, até Guarulhos, na estação Bosque Maia, deve ficar pronto em 2023.
Concessão das linhas da CPTM
O Governador Tarcísio de Freitas autorizou em abril a secretaria de Investimentos e Parcerias a estudar as concessões das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da futura linha 14-Ônix, para a iniciativa privada. O anúncio foi feito durante balanço de 100 dias do ex-ministro.
A concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM está radar do governo de São Paulo, e pode ser a próxima após o leilão do Trem InterCidades São Paulo-Campinas.
O secretário de Parceiras e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao Valor Econômico, falou a respeito da concessão, que prevê extensão da linha mais jovem da CPTM. Nas palavras do titular da pasta, a ideia é lançar o edital até o fim de 2024, para fazer o leilão até início de 2025. Benini cita a extensão em estudo da Linha 13 até Bonsucesso e um acréscimo sul à ferrovia. “Queremos levar a linha 13 até Bonsucesso, para dentro de Guarulhos. Também vamos estudar a viabilidade da extensão até a Mooca.”
Sobre as Linhas 10 e 14, a ideia é conceder os dois serviços em conjunto.