Vila Luzita pode ganhar estação de trem

YouTube video

A região da Vila Luzita, em Santo André, bairro com alta densidade populacional, poderá ter uma nova estação de trem, prevista no projeto da Linha 14-ônix, que vai ligar a cidade até Guarulhos.

Segundo o relatório integrado 2022 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o novo eixo ferroviário perimetral irá conectar duas importantes centralidades da Região Metropolitana de São Paulo, com a zona leste da cidade de São Paulo.

A futura linha corta bairros importantes de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e Sapopemba. Parte de Bonsucesso e corta o Pimentas em Guarulhos.

“Quando concluída, terá 39 km de extensão e 22 estações, ligando Bonsucesso, em Guarulhos, até Jardim Irene, em Santo André”, segundo a CPTM.

STM

A CPTM explica ainda que em 2022, seu traçado, demanda, posição das estações e tecnologia modal foram reavaliadas. Além disso, todas as prefeituras envolvidas foram consultadas, contribuindo com sugestões para o aprimoramento do projeto.

O site apurou que a futura estação Vila Luzita poderá ser junto ao terminal de mesmo nome, destino final do Corredor Vila Luzita. O local conta com número considerável de moradias, além de serviços.

Projeto funcional e concessão

O Plano de Negócios da empresa cita que o novo projeto ferroviário deve ter contratado seu projeto funcional ainda em 2023, assim como a elaboração do termo de referência do anteprojeto de engenharia.

A futura Linha 14 poderá ser concedida para a iniciativa privada junto com a Linha 10-Turquesa.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.