Em entrevista a sites setoristas de transportes, com a participação do Via Trolebus, o Presidente da Divisão de Mobilidade da CCR, Marcio Hannas, afirmou que há avaliações por parte da empresa na compra adicional de trens para as linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade.
Porém, ao contrário de boatos surgidos na internet sobre veículos adicionais além das 36 composições compradas, não ocorreu ainda uma decisão de compra. Segundo Hannas, a empresa está “sempre reavaliando o tamanho da frota necessária pra prestar um bom serviço”.
“Hoje nós não temos nenhuma decisão de compra de um novo trem, mas de fato a gente está sempre avaliando de acordo com a performance nós temos e a demanda, porque isso tudo é uma questão de o quanto a gente acredita num crescimento dessa demanda nas linhas oito e nove, para o futuro.”
De acordo com Hannas, caso a empresa escolha em comprar os trens adicionais, a produção atual da Asltom em Taubaté poderia ser aproveitada. “Seria muito importante aproveitar que a fábrica está montada pra produzir esse trem. Seria importante aproveitar o final dessa produção e já encaixar mais trens no final dessa produção, mas de novo, hoje não tem nenhuma decisão tomada e pelas nossas análises a gente ainda não identificou a necessidade de comprar mais trens do que os trinta e seis já adquiridos.“
Eu acho que deveriam substituir os 19 série C por 19 novos série A, aí as duas linhas ficariam padronizadas com o trem mais moderno que consome menos energia e daria pra fazer um intervalo bem menor entre os trens…