A linha 9-Esmeralda operada pela ViaMobilidade teve problemas na manhã deste sábado, 8 de abril de 2023, após cabos de fibra óptica terem sofrido vandalismo. Por conta da ocorrência, as composições circularam com velocidade reduzida e maior tempo e parada.
A empresa acredita que sofreu uma tentativa de sabotagem, uma vez que as avarias acabaram derrubando o sistema de sinalização que controla os trens.
“A concessionária registrou boletim de ocorrência. Além deste, outros três fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados, o que levou a empresa a passar a suspeitar fortemente de sabotagem de suas operações, com pedido de apoio da Secretaria de Segurança Pública, e da Secretaria de Parcerias e Investimentos”, diz em nota a empresa. Segundo a operadora, os cabos foram intencionalmente rompidos, sem que nenhum centímetro tivesse sido furtado.
Por volta das 13 horas, a linha operava dentro da normalidade, com 14 trens em operação e intervalo de 9 minutos entre as estações Mendes-Vila Natal e Osasco.