O que falta para a operação das portas de plataforma na Linha 3-Vermelha?

O Metrô de São Paulo informou nas suas redes sociais que concluiu a instalação da última fachada de portas na plataforma da via 2 da estação Palmeiras-Barra Funda.

Segundo comunicado da operadora, a instalação das portas também foi finalizada nas estações Corinthians-Itaquera, Belém e Bresser-Mooca. A implantação da parte de sistemas e testes de comissionamento para a liberação das fachadas para operação nessas estações continuam.

Questionado nas redes sociais, o Metrô informou que o funcionamento das divisoras de vidro aguarda a implantação do novo sistema de controle dos trens CBTC para que possa operar em sincronia com as composições.

O último relatório de empreendimentos da companhia aponta que o novo sistema deve operar em 2023. Os documentos não foram mais divulgados pelo portal de transparência da empresa.

Divulgação

Próxima estação a receber as portas

O Metrô de São Paulo iniciou a preparação para a montagem das portas de plataforma na estação Pedro II, na Linha 3-Vermelha, segundo apuração do site. De acordo com o relatório integrado 2022, publicado pela operadora, havia a previsão de instalar as portas de plataforma em 2022 em oito estações no eixo que liga Itaquera e Barra Funda: Barra Funda, Pedro II, Belém, Tatuapé, Bresser-Mooca, Carrão, Guilhermina – Esperança e Itaquera.

O relatório ainda pontas que a previsão é que até agosto de 2025, 88 fachadas sejam instaladas nas três linhas. “Com o objetivo de melhorar a confiabilidade do sistema e a segurança do passageiro, foi contratada em 2019 a implantação de portas de plataforma em 36 estações (88 fachadas) das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.