Autorizado contrato de concessão para Trem Bala entre Rio e São Paulo

O projeto de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro teve contrato de adesão aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. O contrato de adesão é uma espécie de contrato celebrado entre duas partes, em que os direitos, deveres e condições são estabelecidos pelo proponente;

A concessão seria explorada pela empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA – TAV Brasil, por um período de 99 anos.

A decisão da ANTT, no entanto, não garante a implantação do trem rápido, que foi prometido para a década passada. O tempo de viagem entre o Rio e São Paulo seria de 1h25. E de São Paulo para Campinas em 25 minutos. Eram previstos túneis em diversos pontos do traçado. Na capital paulista, um deles teria 16 km de extensão. O maior túnel do trajeto poderia ter até 25 km de extensão.

A intenção do governo, inicialmente, era de que o “trem-bala” estivesse pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obras. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.

O custo inicialmente previsto pelo governo federal para a conclusão de todo projeto era de 23 bilhões de Reais, dos quais 20,8 bilhões seriam financiados pelo BNDES.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.