Vídeo mostra poço de entrada do tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô

O Metrô de São Paulo voltou a postar vídeos do andamento das obras de expansão, após uma pausa por conta do período eleitoral.

Nas imagens de novembro nas construções da expansão da Linha 2, da Vila Prudente até a Penha, é possível ver quase todas as oito estações, dos 8,4 km de extensão, com os poços ou finalizados ou em andamento.

O vídeo destaca o complexo rapadura, que será a porta de entrada e também de saída do tatuzão:

YouTube video

Trabalhos no segundo semestre

O novo tatuzão que vai escavar os túneis da Linha 2-Verde, no trecho entre Vila Prudente e Penha, deve iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023.

De acordo com o presidente da estatal, Silvani Pereira, trabalhadores da empresa estiveram recentemente na Itália visitando as obras do túnel ferroviário que está sendo escavado pela tuneladora da empresa CREG. Trata-se da mesma empresa que fabricará o maquinário da Linha Verde.

Nossa equipe pôde ver “in loco” o funcionamento do equipamento e conheceram as práticas que já vem sendo adotadas na construção de túneis no mundo e que também deverão ser aplicadas na expansão da Linha 2.” – diz Silvani.

O presidente explicou ainda que o tatuzão deve usar o veículo Multi-Service Vehicles – MSV que transportará os anéis de concreto, que irão revestir os túneis, do local estocado até a frente de escavação.

“Esta forma de transporte substitui o uso de vagonetas sobre trilhos, também traz como vantagem economias de custos com materiais como trilhos e acessórios, bem como ganhos no prazo, por não necessitar de tempo para a montagem e desmontagem da via permanente. Também possibilita a circulação de veículos leves e pesados, proporcionando maior liberdade e segurança na circulação de equipamentos e trabalhadores dentro do túnel executado.”

A previsão mais recente do Metrô é entregar o trecho de oito quilômetros e oito estações entre Vila Prudente e Penha em meados de 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.