Metrô prevê operação sem condutor na Linha 2 em 2026

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, em uma reposta em uma rede social, informou que a operação na Linha 2-Verde será sem condutor no ano de 2026.

Silvani ainda falou em obras no trecho entre a Penha e Guarulhos, que teve 23% de suas desapropriações concluídas. De acordo com ele, “a partir de 2026 toda a linha 2 será em UTO, inclusive o trecho de Penha à Dutra, que nessa data estará em obra.”

Renato Lobo | Via Trolebus

Em março, o Metrô lançou uma audiência pública para a compra de 44 novos para o eixo metroviário que passa por baixo da Avenida Paulista. As composições terão tecnologia para operar sem condutor na frente da composição. Os veículos terão “grau de automatismo GoA4”, conforme está descrito no documento, com a tecnologia UTO, da sigla Unattended Train Operation (Operação de trem autônoma).

É esperada uma licitação para compra do material rodante ainda neste ano. No começo do ano, era previsto que a primeira composição poderia chegar em meados de 2024.

Os 44 novos trens do Metrô de São Paulo terão portas com corrediça externa, assim como a frota M do monotrilho e serie 2000 da CPTM,  passagem livre entre carros e carregador USB para passageiros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.